Seleção comandada por Chiquinho Conde foi derrotada pelo Uganda (0-4)
O sonho de estar no Mundial 2026 ficou mais difícil para Moçambique. Em segundo lugar à entrada para esta jornada, e a apenas três pontos da líder Argélia, os mambas foram derrotados pelo Uganda, por 0-4, e caíram para a terceira posição, ficando agora com os mesmos pontos dos ugandenses (12) e a seis do apuramento direto, reservado ao primeiro lugar do grupo.
O extremo do Sporting, Geny Catamo, foi um de quatro jogadores que atuam em Portugal a serem lançados de início por Chiquinho Conde, juntamente com Diogo Calila (Santa Clara), Pepo (Caldas) e Witi (Nacional). Após uma primeira parte sem golos, a seleção da casa adiantou-se aos 49', através de Allan Okello.
Moçambique ainda tentou reagir, mas viram os ugandeses dobrarem a vantagem já ao minuto 70, com Rogers Mato a fazer o gosto ao pé. O avançado não ficou por aqui e voltou a festejar aos 84'. Já em período de descontos, Elio Capradossi cabeceou para o 4-0 final.
Duro golpe para Moçambique, a três jogos do final do apuramento. Com a qualificação direta difícil, os mambas apontam agora à classificação via play-off intercontinental. Para isso, terão de terminar entre os quatro melhores segundos do apuramento africano.